A Amazon oferece tecnologia sem check-out a outros varejistas

Um funcionário solitário trabalha em uma mercearia.
Prolongar / Uma loja Amazon Go em Seattle em fevereiro de 2020.

Nos últimos anos, a Amazon se destacou com o Amazon Go, uma série de lojas de conveniência – e mais recentemente uma mercearia completa – em Seattle, Nova York, Chicago e San Francisco. Agora a empresa está se oferecendo para licenciar a tecnologia para outros varejistas.

Um novo site explica como a tecnologia Just Walk Out da Amazon funciona.

“Criamos a tecnologia Just Walk Out, aproveitando os mesmos tipos de tecnologias usadas em carros autônomos: visão computacional, fusão de sensores e aprendizado profundo”, diz o FAQ da Amazon. “Fornecemos todas as tecnologias necessárias para permitir compras sem check-out em lojas de varejo e oferecemos aos varejistas suporte 24/7 por telefone e e-mail.”

O Amazon Go conta com um aplicativo da marca Amazon para ajudar os clientes a fazer check-in na loja e visualizar suas compras após uma viagem de compras. Por outro lado, as lojas Just Walk Out de terceiros serão baseadas em um furto de cartão de crédito. Se os clientes quiserem um recibo, poderão inserir um endereço de e-mail – do qual a Amazon se lembrará para futuras visitas.

E embora a tecnologia Just Walk Out tenha o potencial de reduzir o número de pessoas necessárias para a equipe de uma loja, a Amazon diz que não eliminará os trabalhadores do varejo. As lojas Just Walk Out ainda precisam de pessoas para responder às perguntas dos clientes, reabastecer as prateleiras e verificar a identidade dos clientes que desejam comprar álcool. Como afirma a Amazon, os trabalhadores do varejo serão “deslocados para se concentrar em atividades mais valiosas”.

A Amazon diz que pode demorar “apenas algumas semanas” para instalar a tecnologia Just Walk Out em um local de varejo. A empresa diz que “coletará apenas os dados necessários para fornecer aos compradores um recibo preciso”.

A decisão de licenciar o Just Walk Out para outros varejistas é consistente com a política de longa data da Amazon de licenciar amplamente sua infraestrutura principal. Por exemplo, a Amazon foi uma das primeiras a perceber, por volta de 2006, que outras empresas podem estar interessadas em licenciar a infraestrutura de hospedagem na Web da Amazon. O resultado, Amazon Web Services, tornou-se uma das linhas de produtos mais rentáveis ​​da Amazon.

A Amazon pode estar fazendo uma jogada semelhante aqui. Mesmo com os recursos da Amazon, pode ser um desafio para a Amazon abrir centenas – para não dizer milhares – de lojas Amazon Go nos próximos anos. Mas se o conceito continuar, é fácil imaginar milhares de varejistas independentes adotando a tecnologia Just Walk Out da Amazon – tornando-a uma base da economia de varejo do século 21 da mesma maneira que a AWS se tornou uma tecnologia fundamental para a Web moderna.

Source link